Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Grita Ladrão!

Da velha para a nova escola (Batidas)

Saudações velha e nova escola do hip-hop! Estou aqui hoje para falar sobre as mudanças da velha para a nova escola (como se o titulo já não mostrasse isso...), e nesta postagem falaremos da musicalidade apenas.

O hip-hop sempre levou como principais influencias a música negra em geral, seja no soul, funk, disco, jazz e até mesmo rock e dance. Mas antes desses ritmos o hip-hop já era algo sintetizado como bambaata nos mostrou.Ultilizando de equipamentos que não eram os melhores daquela época os dj's e produtores usavam uma sequencia de efeitos e com poucos timbres para dar harmonia a batida.Em alguns estilos como o "miami bass" era usado o "b.p.m." (batida por minuto) um pouco mais acelerado, enquanto o rap se apoderava de batidas mais lentas, mas em todos os casos a batida era forte, caracteristica marcante do hip-hop.

O tempo foi adicionando musicalidade a tudo isso e com as referencias antigas vieram também os samples, que são trechos que qualquer música que são repetidos ordenada ou desordenadamente. Lembrando que os produtores colocavam kits de bateria para dar mais peso nas batidas, além de outros instrumentos que mudavam um pouco ou de maneira radical o trecho sampleado.

Com a modernidade surgiram aparelhos que permitem que o produtor crie sua propria melodia dando a ele mais liberdade criativa. Também houve uma mudança no padrão do b.p.m., ele foi acelerado podendo chegar a uma velocidade de 170 batidas por minuto (antigamente ficava por volta de 80 a 120)dando possibilidade para novas vertentes do hip-hop como o "crunk", "r&b", "krump" e por aí vai!

A tecnologia melhorou, mas ao inves dela fazer com que os samples sumissem, ela permitiu que a qualidade dos mesmos aumentasse, mantendo traços fortes da velha escola. Particularmente prefiro compilações em que o artista trabalha com mais de uma vertente do hip hop, fazendo com que o ouvinte viaje por estes estilos da velha e nova escola.Um exemplo é o "the carter 3" do rapper "Lil Wayne" (1.5 milhões de vendas na primeira semana e hoje é multi-platina), que por sua vez nos trouxe o que há de mais novo no hip-hop além de nostalgia nos seus samples, com certeza é uma compilação que agrada a todos que escutam da primeira a ultima faixa!

Lembrando a todos vocês que não sou especialista para trazer a tona a melhor postagem sobre o assunto mas espero que isso dê a vocês algo a se pensar e debater!

Paz a todos e muito Rap!!!
D' Assis (Rapper e colunista do blog Rap de Rua)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a licença velha escola que a nova tá na moda
    kk Ja vi ki sou a primeira a comentar neer?
    o ki comento?EU NEM CURTIAA MAS..
    por intermédio da cultura que VCS AMAM
    desde a primeira vez que escutei apaixone,,HAHHA
    é o som que sobe o morro explode alto falante,humildade na idéia e o grito da platéia!kk D Assis?gênio indomável kkk
    Bem de longe seu talento é notável
    Em todo o canto vc eh adimirávelsua presença eh incomparavel!canta d+ c tem o dom,as vezes finjo de boba mas curto teu som!
    É claro que respeito o RAP da velha escola,mas
    tá na hora de mudar, e essa hora é agora
    Não quero ouvir de crime, não quero ouvir de armas
    Isso já tem de mais, eu qero ouvir som de baladas!

    so isso ki eu tenho a comentar sucesso!
    haa tamu juntoo representandoo!

    ResponderExcluir